Sobre nós

O Darfyx nasceu de minha própria necessidade em memorizar os gêneros de substantivos alemães. Eu fazia aula no Goethe Institut e minha professora sugeriu que usássemos cartões de papel para aprendê-los.

Para cada cartão, de um lado eu escrevia um substantivo, e do outro seu artigo. Depois disso eles eram embaralhados e eu iniciava minha rotina de ler o substantivo, tentar adivinhar o artigo, conferir e anotar aqueles que errava. Três a cinco vezes para cada erro.

Esse sistema simples deu certo; memorizei muitos artigos rapidamente. Mas a cada aula apareciam novos substantivos, e a necessidade de comprar e preparar novos cartões. E alguns deles são mais fáceis; depois de poucas vezes já era perda de tempo mantê-los com os demais. Mas se eu os jogasse fora, poderia esquecê-los.

A segunda versão desse sistema veio em planilha de computador. Ela tinha um banco de dados que podia ser facilmente aumentado, sem precisar comprar ou recortar nada. A planilha escolhia aleatoriamente alguns substantivos, eu digitava o artigo de cada um e ela mesma corrigia. Aqueles que eu acertava várias vezes começavam a aparecer cada vez menos, só para não esquecer. Com isso minha maior atenção ficava para os mais recentemente adicionados e aqueles com que eu tinha maior dificuldade.

Mostrei essa planilha para meus colegas de classe e todos gostaram. A cada aula os alunos anotavam as novas palavras aprendidas e, em casa, acrescentavam-nas em sua planilha. Com isso começamos a ter várias bases de dados diferentes, algumas até com erros cometidos pelos alunos.

Nosso primeiro logo

Desse processo de aperfeiçoamento resultou o Darfyx. O banco de dados é mantido centralizadamente evitando que apareçam erros. Novas palavras são facilmente inseridas. E o site corrige automaticamente aquilo que o usuário respondeu.

Você também pode colaborar enviando-nos uma mensagem com críticas ou sugestões de melhoria. Ou então simplesmente continuar praticando e divulgando para seus amigos. Afinal, foi pensando nisso que tornei público esse sistema que funcionou tão bem pra mim. : )

Boa sorte nos estudos,

Webmaster.